segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ALGUÉM SENTE VERGONHA?

Uma mistura de preguiça, desânimo e falta de tempo me deixaram longe desse canto. Mas hoje me senti motivada a escrever. Como um desabafo quero dizer o quanto me sinto envergonhada. E mais. Quero dizer também o quanto me sinto incrédula. Palavra esquisita essa, não? Mas é a realidade dos meus pensamentos. Falam que os brasileiros são um povo alegre, receptivo, de boa índole. Mas nem nisso eu acredito mais. Sim, pode-se dizer que vivemos de certa forma com alegria, apesar de estarmos sempre na corda bamba. Mas fora isso somos burros, corruptos, infelizes. Sim, é uma crítica. Que serve pra mim, serve pra você. Somos craques em falar mal das autoridades. Mas nem piscamos se vemos uma brecha pra furar uma fila, pra "roubar" uma vaga de estacionamento, pra colar numa prova. Sentimos até orgulho de certos feitos, como enganar o chefe (que ainda se critica por restringir o uso da internet e MSN). Estou generalizando, lógico. Por que de tudo isso? Oras, está na frente do nariz, no dia a dia. Mas de ouvir as manchetes do Bom Dia Brasil de hoje senti um chacoalhão. Não há notícias boas. Até mesmo os gols do futebol são de desanimar(falo isso por causa do meu tricolor que tá com um pezinho na segundona...). E a sensação que eu tenho é que essas notícias ecoam no vazio. Eu ia ouvindo aquilo, perplexa. E de que adianta essa minha perplexidade? O programa acabou, desliguei a TV e vim trabalhar. Pronto, fim de papo.

Me perdoem se ofendo alguém, mas que país de merda que vivemos. Posso listar aqui uma infinidade de absurdos. Mas nem vou me dar esse trabalho. Vou deixar abaixo o texto que o Alexandre Garcia falou hoje, sobre acidentes de trânsito. Quem não viu e tiver interesse, leia.

Boa semana a todos, com um pouco mais de conciência.


Os casos de abuso e crime por parte de motoristas imprudência estão chegando ao limite do absurdo. É falta de fiscalização e impunidade, autoridades boazinhas e leis boazinhas. As mortes são muito mais do que se imagina. As estatísticas não contam as mortes nas cidades e nas estradas municipais e as que ocorrem por causa dos acidentes até 90 dias depois.
O acidente na Ponte JK, em Brasília, confirma o que já foi constatado nas emergências dos hospitais: o banco mais perigoso do carro é o traseiro, porque, por algum motivo, as pessoas não estão usando cinto no banco traseiro. A diferença entre a vida e a morte é o clique do cinto.
No caso da Ponte JK, os que estavam nos bancos da frente saíram ilesos, porque estavam com cinto. As três senhoras que estavam no banco traseiro, sem cinto, foram projetadas para fora e se chocaram de cabeça contra o concreto.
Estou cansado de quebrar unhas tentando tirar de baixo do banco a ponta de cintos traseiros de táxis, à exceção de Brasília. O desinformado motorista diz que atrás não precisa de cinto, como se a lei da inércia e a lei de trânsito tivessem sido revogadas.
Já socorri um acidente de um carro que se chocou contra um poste a 40 quilômetros por hora, e os dois jovens que vinham atrás, sem cinto, mataram, com cabeçadas na nuca, os dois da frente, que estavam de cinto.
Se vocês acham que 40 km/h é pouco, experimentem vir caminhando a 4 km/h e dêem com a cabeça no poste. E pensar que há país egoístas que dirigem protegidos pelo cinto e deixam os filhos soltos no banco traseiro, prontos para serem catapultados para fora.
O que fazer? Falta prevenção? O Código de Transito que acabou de completar dez anos foi pouco eficiente? Dez anos, e ninguém lê o código. Por exemplo, não sabem que é proibido dirigir de luz alta e usam na cidade o farol auxiliar, que só tem um facho e foi feito para ofuscar, para identificar o carro dentro de neblina.
Ninguém deveria dirigir sem ter decorado o código, que é um manual de sobrevivência. Enfim, usam o carro como brinquedo, como se as pistas fossem um grande Autorama, em que se mata muito todos os dias.


Alexandre Garcia

10 comentários:

Pathy disse...

Helena, vc fica um tempão sem aparecer mas sempre que aparece tem algo muito importante a dizer. Concordo contigo!!! Que país de merda é esse?? E que povo de merda nós temos sido??? Falar é fácil, fazer é bem mais complicado.

Um grande abraço e não fica sumida muito tempo não!

Beijos.

Edna Federico disse...

Oi, sumida!!!!!
Pois é, é uma palhaçada atrás da outra nesse país.
Beijo

Anônimo disse...

Helena , tu demora a postar , mas qdo o faz "joga duro" , está certa , estamos vivendo no país da impunidade , da violência gratuita e outras coisas mais que nem vale a pena a gente citar , vai doer mais ainda. Um ótimo feriadão pra vcs , bjs.

Anônimo disse...

Amamos seu site é lindo parabéns. Ajude nos anjo com campanha contra violencias aos nossos animais. Eu tenho 3 selos, da campanha contra violencias, vc pode colocar os 3 como tb pode colocar somente um, coloque num lugar fixo do seu site lindo, e deixe seus amigos saberem que vc não admite maustratos aos animais, principalmente os de rua. Dessa forma estará nos ajudando e muito, pois esta divulgando, e conscientizando o maior nr de pessoas possiveis, é esse nosso trabalho, conscientizar as pessoas que os animais possuem sentimento sofrem como um ser humano, e nós como nos achamos "racionais" devemos agir como o mesmo, e não como monstros, pois é isso que muitas pessoas esta fazendo, agindo, maltratando animais por puro prazer. Isso é errado, eles são como uma criança. no caso de um cãozinho de rua principalmente e dos gatinhos, a diferença é que eles sempre serão criança. Ajude nos.

Anônimo disse...

Helena
é vergonhoso e te confesso que muitas vezes pra nao ouvir o escandalo que o Nuno fazia...viajei com ele no meu colo no banco de tras... depois que uma amiga minha quase perdeu o filho de 4 anos por um acidente a 60 km por hora, eu prefiro ouvir ele esguelar atras , mas faço ele usar a cadeirinha sempre.
Assim como eu, zilhoes de pessoas fazem o mesmo e viajam com seus filhos soltos... ou com adultos soltos atras. tem um video que mostra isso, é bem chocante. O efeito de uma batidinha bem insignificante e que deixa o copiloto paraplegico.
Obrigada pelo texto

Ana Laura disse...

Alexandre Garcia está coberto de razão e todo o seu texto, Helena, também serve para levarmos aquele chacoalhão. Chega de asistirmos a tudo nesse país, de maneira estupefata sim, mas muito mais passiva. Chega disso. Precisamos agir e no que diz respeito aos acidentes de trânsito, a prevenção começa dentro do nosso próprio carro, não é dentro do carro do vizinho apenas. Beijos!

Andressa disse...

Não vou nem comentar, sinto vergonha mesmo de ser brasileira, infelizmente. A Lei de Gerson segue firme e forte e o individualismo está cada vez mais presente. Nem assisto mais jornal...

Keep Walking disse...

Helena... saudades... como vai, vc e os dois pimpolhos lindos? Adorei teu post, concordo com vc, em genero, número e grau. Eu detesto esse nosso país, detesto tudo que tem aqui; porque nada funciona, somos passados pra tráz todos os dias, e tudo é feito de uma maneira "legal", tudo manipulado pelos nosssos governantes. E ninguém faz nada, também não podemos ousar fazer algo que chame demais atenção, algo que contrarie demais a vontade deles; é perigoso, tudo aqui é perigoso. A lei não funciona, a polícia não funciona. Não podemos colocar em risco as nossas vidas e a dos nossos familiares queridos. E daí, por não podermos nos mexer demais, a coisa vai... o barco segue, do jeito que eles querem, da forma que lhes é mais lucrativo. Fazer o que? Eu faço o que eu posso, pra preservar pelo menos o meu mundinho, pequeno, perto do mundão lá de fora. Temos que tentar viver da melhor maneira possível; tem muita coisa, que infelizmente não depende somente da nossa boa vontade. Bjs, vá me visitar quando puder.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.