terça-feira, 8 de maio de 2007

BONECAS

Na minha infância brinquei muito de boneca. Eu adorava. Lembro das minhas favoritas com carinho. Minha irmã tinha um boneco que se chamava "Atchim". Era um bebezinho fofo, todo encolhidinho, como um recém nascido, de cabelos loirinhos arrepiados. Quando a gente apertava a barriguinha, ele espirrava. Era só isso que ele fazia. Mesmo assim rendeu muito tempo de diversão. Hoje as bonecas falam 800 frases. Na minha época, as meninas tinham apenas uma ou duas Barbies. Sonho de consumo era ter uma loira e uma morena. Roupinhas eram as avós que faziam. De vez em quando, ganhávamos uma mais incrementada comprada na feirinha hippie. Passávamos uma tarde inteira montando uma casinha usando a imaginação. Algumas amigas tinham alguns móveis, quase sempre bem rústicos, de madeira. Mas no geral criávamos os pequenos móveis utilizando qualquer coisa que encontrávamos pela casa. A tampinha do amaciante virava cestinho de lixo. Caixinha de chicletes Adams era sucrilhos. Um estojo de lápis podia ser cama. E assim por diante. Hoje tudo está muito diferente. Não basta ter uma barbie. Tem que ter muitas. Uma de cada profissão. Uma de cada cor. Uma pra cada situação. Tem que ter milhares de acessórios. Tem carro, casa, castelo, salão de beleza, piscina. Sem contar aquelas inspiradas nas princesas. Tem a Barbie bailarina (são 12!!!!!). Tudo muito lindo. Tudo meio inútil. Não parecem mais brinquedos. Parecem sim enfeites. Pra se olhar e pronto. A sensação que eu tenho é que as meninas nunca estão satisfeitas. Querem sempre mais. Pra guardar. Pra ter. A imaginação deu lugar ao desejo de consumir. Será que eu estou errada? Talvez exagerando um pouco, mas brincar de casinha não parece ser mais tão divertido. E a Polly? O que é essa bonequinha minúscula com um armário infestado de pequenas pecinhas de silicone imitando roupas? Ela também é adepta de um sem fim de acessórios, equipamentos ou sei lá o que. Um treco que você prende a boneca de uma lado e ela sai pelo outro vestindo outro traje. Nossa... Que engraçado...

Sou mãe de dois meninos e os brinquedos aqui de casa são outros. Também existem, lógico, as marcas comerciais, como hot wheels, max steel, etc. Mas nem de longe tem o mesmo apelo. Só posso tirar a conclusão que as mulheres são bombardeadas com ideiais de beleza e comportamento desde muito cedo. Não é a toa que meninas de 6 anos já frequentam o salão de beleza, pra fazer as unhas e esticar os cabelos. Vejo as crianças da escola dos meus filhos. Os guris sempre moleques, brincado de pirata, de pega-pega, mãe cola, esconde-esconde (sim! essas brincadeiras ainda existem!!). Já as meninas são peruas em miniaturas, com as unhas pintadas de rosa e cada uma carregando uma necessaire de maquiagem, com as mãos pra cima pra que as pulseiras não escorreguem. Na escola do meu filho foi imposto que as crianças devem ir de tênis. Meio óbvio que seja assim, não? Mas foi necessário intervir, porque ou as meninas não queriam participar das brincadeiras de correr por causa das sandálias ou quando participavam, acabavam se machucando por estar com calçado inadequado.

Que grande besteira! O mundo adulto pode ser muito cruel com as mulheres, impondo um estilo de vida que nem sempre é possível seguir. As crianças que deveriam ter como único objetivo de vida brincar e ser feliz, estão se preocupando com futilidades que até então eram preocupação exclusiva de nós, adultos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Helena, muito legal seu bloguinho, seu filhos são uma graça, tenho um de 2 anos e um na barriga (estou de 13 semanas). Adoro ler os blogs, ainda mais quando tem dois filhos, para ir me acostumando.
Beijos para vc e sua familia linda.
Vanessa

Anônimo disse...

Puxa, você lembrou bem....na minha infancia também não se tinha tudo o que tem hoje. E olha que pra ter uma boneca minha mãe precisava trabalhar muito, acho que naquela epoca eram mais caras até, sei lá!
Montava minha casinha com dominos e com caixas vazias tb! Ô epoca boa, sem muita coisa, mas aposto que era muito mais divertido e criativo nossas brincadeiras!
Ah eu brincava muito de amarelinha, pega-pega, esconde-esconde e é verdade hoje as meninas não querem brincar disso!
Beijinhos e coloca no proximo post fotinho dos meninos?

Ana Laura disse...

Helena, concordo em gênero, número e grau com o que vc disse. As meninas transformaram-se em "mini adultas" em razão desse consumismo desenfreado que as propagandas impõe. E o pior é que ao imitar os adultos, tudo acaba parecendo muito caricatural, exagerado. Culpa dos meios de comunicação que quase impõe "goela abaixo" a compra das mais variadas barbies, dollys e outras mais. Culpa também dos pais que no intuito de agradar ou como forma "errônea" de suprir suas ausências e futuros problemas afetivos enchem suas filhas de todos os tipos de brinquedos que estas peçam. Com os meninos não é muito diferente, mas é verdade que as lojas apresentam muito mais brinquedos para as crianças do sexo feminino do que para os meninos. Mas, isso merece um outro post...rs. Beijos!

Edna Federico disse...

Helena,

Nossa me lembro do Atchim, minha prima também tinha um. O meu sonho de consumo era a boneca que engatinhava, mas era muito cara pra minha mãe comprar.
Também brincava muito com brinquedos "alternativos", digamos assim...a gente ia reciclando as coisas, potinho de danoninho, yakult, tubo de papel higiêncio e por ai vai.
Hoje em dia realmente a mídia nos bombardeia com produtos e as crianças querem todos!
Beijo