sexta-feira, 15 de junho de 2007

FICHAS CAEM TODOS OS DIAS

Lendo o texto da Rosely Sayão A travessia final para a autonomia
tomei um susto. Ela termina dizendo:


A relação entre pais e filhos é a única relação amorosa que só dá certo se termina em separação. E não se trata de uma separação física, necessariamente, mas separação de vidas. Ao final do processo educativo, os pais deverão ter formado uma pessoa livre para ser e viver como pode, como quer e como acha que deve ser e viver.

Não foi um susto "ruim". Foi uma constatação de que é isso mesmo. Acho que foi mais uma "caída de ficha". Parênteses. Na minha trajetória de mãe fichas caem todo dia. A primeira foi lá, no primeiro US, ao ver e ouvir aquele coraçãozinho minúsculo pulsando na tela. Pensei: Caraca!! Tem um bebê na minha barriga!! Elas caíram uma a uma, depois do primeiro pontapé, na saída da maternidade, o primeiro sorriso, a entrada na escola, no primeiro tombo feio. Fim dos parênteses. Toda aquela história de que criamos os filhos pro mundo. Deve mesmo ser verdade. Mas, não sei, pelo menos eu ainda não tinha me ligado. Confesso que a independência do João Gabriel me assusta às vezes. Claro, ele está crescendo numa "obediência orgânica" como li uma vez. Não poderia desejar o contrário. Aliás, é meu dever lançar os meus filhos ao mundo. Mas dói um poquinho sim. Como doeu quando João saiu das fraldas, quando largou a chupeta, quando raciocina como gente grande. Bem, não deixa de ser uma perda. Lógico que eu não lamento a evolução dos meus filhos. Eu só sinto saudades. O texto da Rosely fala de adolescentes. Falta muito pra eu chegar lá com meus pimpolhos. Mas com certeza já é de agora que eu tenho obrigação de formar pessoas seguras e felizes.

Super Dica de site: Não bata, eduque

A dica é porque hoje foi lançada pelo presidente Lula a "CAMPANHA NACIONAL CONTRA A PALMADA E O CASTIGO FÍSICO CONTRA A CRIANÇA". O Dia Nacional Contra a Palmada vai ser dia de festa aqui: pais, mães, professores e 'educadores' vão ter que aposentar suas mãozinhas violentas, seus chinelos e suas varas! Valeu o dia!

DIVULGUE ESSA IDÉIA!


Pra finalizar...

O que é um pediatra É?


  • UM MÉDICO, apto a avaliar o estado físico e psíquico de uma criança
  • interlocutor da família a promover a profilaxia das doenças infecciosas e carenciais
  • diagnosticar e tratar os agravos de saúde das crianças
  • intervir nas neuroses e conflitos familiares
  • promover a saúde infanto-juvenil junto às autoridades, conselhos tutelares e demais instituções


O que é um pediatra NÃO É?

  • Um substituto da SuperNanny
  • Alguém sempre à disposição de qualquer espirro
  • Alguém com uma memória de elefante, pra saber detalhes da vida de CADA criança que atende...

Bom final de semana!!

Beijos!!!

5 comentários:

Ana Laura disse...

Oi Helena, amei o seu post de hoje, super educativo. É verdade, a semana passada me peguei muito nostálgica, com saudade de quando meus filhos eram bebezinhos de colo...hehehe. Beijocas!

Pathy disse...

Helena, tenho gostado sempre de vir aqui. E vc parece que acerta o que tenho pensado. Até citei vc no meu post de hoje, depois vai lá e me diz o que achou.
Um beijão. Fica com Deus.

Keep Walking disse...

Oi Helena...
muito prazer em conhecê-la. Meu nome é Rejane e descobri o seu blog ao pesquisar no google sobre o Vigilantes do Peso. Vc é uma pessoa divertida, e como todos os seres mortais, tem seus altos e baixos.Continue... Vá em frente... Não desista nunca... E se precisar de uma forcinha, decidi entrar no Vigilantes também. Amanhã é a minha primeira reunião. Podemos trocar idéias. Também tenho uma filhinha de 9 meses. Mas essa história eu te conto depois. Escreve pra mim, meu MSN é rejanerabelo78@hotmail.com; espero também mensagens de todas aquelas que como eu tem quilinhos e quilinhos á mais. Podemos rir, dividindo nossas histórias na perda do quilo de cada dia. Beijos pra vc Helena...

Meus amores disse...

Ai Helena é tão dificil ver essas criaças crescendo né?? ao mesmo tempo é muito gratificante...
É a lei natural da vida, mas que assusta mesmo, assusta.
Beijos e uma ótima semana p/ vcs.
Vanessa.

Edna Federico disse...

Minha sábia mãe sempre disse: "a gente cria os filhos para o mundo!"
Mas, a gente só sabe a dimensão do que isso significa, quando nos tornamos mães e vemos os baixinhos crescendo a velocidade da luz!!!!
Orientar e educar seu filho, é a melhor maneira de tê-lo por perto sempre.
Ótimas dicas!