terça-feira, 19 de junho de 2007

QUERO UM BRAÇO BIÔNICO

"Ser assim é uma delícia
Desse jeito como eu sou
De outro jeito dá preguiça
Sou assim pronto e acabou"

Antes de ser mãe eu comia refeições quentes, conversava tranquilamente no telefone, dormia quanto queria, não tropeçava em brinquedos, não me preocupava com prisão de ventre, nem tinha termômetro em casa.

Toda mãe tá careca de conhecer aquele poeminha "Antes de Ser Mãe", não é? No início deste post fiz um "popourri" destes versinhos. A não ser a parte do termômetro e prisão de ventre que ficou por minha conta. Ser mãe engloba uma infinidade de sensações, prazeres e desprazeres, medos e inseguranças, ansiedade e alegrias desmedidas. Às vezes bate na mulherada uma necessidade incontrolável de botar em palavras essa imensidão de sentimentos. Eu mesmo já tive meus ataques, mas admito que não tenho muito jeito pra coisa. No cabeçalho desta página tem um versinho que é simples, é básico, pequeno, mas me transmite uma coisa boa, real e que por isso está decorando este canto. Não sei se alguém lê. Mas está lá pra isso.

"A comida de costume

Como bem e não regulo
Mas tem sempre alguns legumes
Que eu não sei como eu engulo
Brincadeira, choradeira,
Pra quem vive uma vida
Mentirinha, falsidade,
Pra quem vive só pela metade"

Uma amiga - Rita - uma vez disse que nós somos feitas de pedacinhos (será que ela quis dizer, com educação, que eu estou um caco? rs). Somos donas de casa, mulheres, irmãs, filhas, profissionais, amigas, pacientes, esposas... E assim por diante. Estou longe de ser uma mãe perfeita (pelo contrário! filhos, perdoem a mamãe que de vez em quando escorrega...), mas se eu fosse descrever os meus pedacinhos como disse a Rita eu colocaria assim: dona-de-casa-mãe, mulher-mãe, irmã-mãe, filha-mãe, profissional-meia-boca-mãe, amiga-mãe, paciente-mãe e esposa-mãe.

Acho que deu pra entender. Ou não? Bom, seguindo...

Sabe empresas pequenas em que o diretor passa café e manda fax? Pois acho que eu sou uma micro-empresa. Acumulo um mundo de funções. Essa empresa tem dois funcionários cuja função é fazer sabotagem. Eles sugam todos os recursos da empresa, exploram a chefia, fazem chantagem emocional. Têm estabilidade no emprego, recebem alimentação, transporte e saúde. Ainda assim a patroa (euzinha) tá feliz da vida com o desempenho do pessoal do Mamãe Ltda.

Deixando as piadinhas-sem-graça de lado o que eu quero dizer desde o início deste post é que eu AMO ser mãe. Mas odeio uma função que acompanha a maternidade: a de CARREGADEIRA. Faz 3 anos e meio (sem contar o tempo de barriga) que ando com moleque "dipindurado" e bolsas com incontáveis apetrechos (des)necessários. Sou praticamente uma mãe com filho & cia "on board". Isso nem pegava tanto quando era só João Gabriel. Um moleque só, do tipo miúdo, peso pena. Agora, depois que Pedro Joaquim (mini-rei-mômo) se juntou a nós o bicho tem pegado. Vivo eternamente com o braço esquerdo meio que dormente, com uma sensação de cansaço e uma dorzinha fina que começa na asa e vai até o punho. Um piá de 11 kg sentadão alegremente no meu braço faz isso. E na hora de sair de casa? São duas bolsas. Uma pra cada filho. Cada uma pesa o equivalente ao dono. Mais a minha bolsa. Essa é levinha, mas ocupa o seu espaço na mãe-cabide. Inclua aí também uma japona pra cada guri que, é claro, não cabe na mochila. Max Steel e SuperHomem obviamente não são filhos, mas pegam carona em algum canto vago. Não podem faltar também algumas sacolinhas de supermercado (ai que finésse) com itens variados. Nos bolsos enfio o que dá. Hoje foram meias do Pedro que param em tudo quanto é lugar menos no pé. Depois de tudo devidamente pendurado acontece de eu não achar a chave do carro, que, só podia estar de baixo da mesa. Cruzes!!! No corredor preciso implorar ao João que chame o elevador. Pelo menos agora ele deixou de gritar: "Elevadooooooooor!!!!". Muitas vezes é um gigantesco teste de paciência, ginática olímpica e exercício de equilíbrio. Na garagem ando que nem pingüim-grávido, empinada pra trás pro Pedro e apetrechos não caírem enquanto tento dar a mão ao João-Gabriel-saltitante-apostando-corrida. Filhos devidamente amarrados nas cadeirinhas sento na direção do carro e juro que tem dias que dá vontade de chorar. Descarrego as crias nas escolas e venho pro escritório fingir que trabalho. Um baita alívio que dura algumas horas. Até começar tudo de novo na volta pra casa no final do dia.

"Quando alguém me desaponta

Paro tudo e dou um tempo
Dali a pouco eu me dou conta
Que ninguém é cem por cento
seja um príncipe ou um sapo
Seja um bicho ou uma pessoa
Até mesmo um pé-de-nabo
Tem alguma coisa boa "

(Pé de Nabo - Palavra Cantada - Sandra Peres / Luiz Tatit)

Por isso deixo aqui registrado. Pra me sentir completa só me falta um BRAÇO BIÔNICO (alguém lembra do "Homem de 6 Milhões de Dólares"? Eu adorava, rs!).

Vigilantes do Peso: Hoje foi dia de reunião, início da quarta semana. Foi muito bacana, estou pra lá de motivada. Pra vocês terem uma idéia teve até música do Ayrton Senna, rs. Saldo da semana: 1,3 kg. No total já se foram PARA SEMPRE exatos 4,0 kg.

Hoje é terça-feira. Dia que trato a GORDURA e a LOUCURA. Explico: Às 14h vou na Reunião dos Vigilantes do Peso. E às 15h vou na terapia. Pra mim é um dia TDB! Por isso coloquei a música "Pé-de-nabo" (recomendo! recomendo! e recomendo!!), que reflete bem o meu espírito.


Beijos motivados!

15 comentários:

Anônimo disse...

Helena, é claro que eu não quis dizer que você está um caco, pois eu te acho linda, e ainda nem te vi com 4 kgs a menos (magreza e beleza estão correlacionados? Acho que não, mas se você vai se sentir melhor assim, então com certeza vai ficar mais bonita). Deve ser duro ser uma super todas-as-coisas-mãe, eu já não dou conta de ser todas-as-coisas-menos-mãe. Mas eu acredito (otimismo?) que com o tempo as coisas vão melhorando, pelo menos você não vai ser mais cabide (carregadeira?), pelo menos não tanto quanto você é agora, mas outros problemas virão, e para consolá-la virão um montão de alegrias também. Muitos beijos, Rita

Ana Laura disse...

kkkkkk, Helena, imagine a minha situação. Eu, peso-pena, 48 kg, carregando o filhinho caçula no auge de seus 15 kg com 1 ano e 3 meses...Aff. Eu também preciso de um braço biônico. Beijocas!

Cris disse...

Oi, Helena.

Confesso que não consegui ler o seu blog hoje sei dar muitas risadas, você falou tudo que somos rsrs.
Parabéns por ter eliminado para sempre 4kg.

Beijos,

Cris (mamãe do Gabriel)

Edna Federico disse...

Amiga, acho que toda mãe irá se identificar com seu post, riso.
Digo que sou uma mãe-cabide!
Agora que achava que os apetrechos diminuirão um pouco, pois não tem mais fralda, mamadeira e etc; enganei-me...agora é a fase de carregar além de tudo, os brinquedos preferidos!
Só sendo muher pra dar conta mesmo, ou você acha que homem aguenta ser todos em um só???

KK Camilla disse...

Helena... agora imagine eu...que só tenho 1 braço e esse já tá avariado.... afeeeeeee... nem sei mais o que fazer. tá dificl amiga, tá dificil. e logo logo vem mais um...
mas eu tb AMO mto tudo isso!! e não trocaria por nada!

bjo bjo e boa sorte!!!

Pathy disse...

Helena, adooooro ler o que vc escreve. Incrível como consegue descrever esses sentimentos tão confusos de ser mãe. TB AMO SER MÃE! Mas tem horas que dá vontade de chorar mesmo, ou de sumir. E olha que só tenho 1, Gabriel, que vale por 2, pois quanta energia esse menino tem.

Parabéns pelos 4 kgs eliminados. Tb continuo na luta. Vamos chegar lá, amiga.

Adorei a versão caquinhos... acho que sou mais ou menos assim tb.

Um beijo e apareça sempre. Adoro suas visitinhas. Beijão e força.

Keep Walking disse...

Ei Helena... eu adoro muito as coisas que vc escreve. Confesso que ri muito com a história da bolsa das crianças e da japona que nunca cabe lá dentro. Do pinguim grávido, isso tudo acontece comigo. Como eu te falei, também tenho um bebê, e todos os dias ao sair para o trabalho, ou para qualquer outro lugar, é sempre a mesma história. Bolsa com as coisinhas dela, ela pindurada no outro braço, minha bolsa, ás vezes o andador e a jaqueta de frio; não posso esquecer dela. Nunca se sabe quando o tempo vai mudar. E sobre dormir a hora que eu quero, nem se fala: isso não me pertence mais.
Continue firme no VP, ontem foi a minha primeira reunião. Estou animada...Beijos

Jana disse...

um amor o seu texto! Fez com que o meu primor do relógio biológico virar bomba relógio

Anônimo disse...

Puxa, Helena, postei um comentário ontem, mas parece que não saiu...
O que eu dizia é que se vc achar um desses braços biônicos me diz onde é que vende!!
Mas sabe que eu até ando conseguindo economizar apetrechos para os dois, a gente aprende! E qdo a bagagem é demais, eu ando com carrinho de bebê sem bebê, um porta-tralhas que agüenta bem. Acho que o pessoal do meu prédio detesta me encontrar no elevador...rs

bjos pra vc e os fofos
Dani

Luciana Fiorentini disse...

Querida, me vi nesse post!
Aiiii a gente vive carregando, correndo, querendo dar conta de tudo, tudo.
é de fato, uma loucura essa vida...
Bom, adorei bater papo com vc pelo msn, nossa afinidade é antiga, lembra do "Apevitin BC"? hehe

Bom, vou voltar a postar sim, pode deixar.

Tem tanta coisa boa ´ra falar do meu meninão.

Um beijo enorme pra vcs!

Anônimo disse...

Mana, eu simplesmente nao carrego, rs, adorei a comparação com o pequena empresa hehehehe.
Vc ainda de bolsa de menino mana? pede alforria, eu taco tudo na minha, alias, tudo o que mana, o que vc ainda leva?
Quase morri de mim imaginando tu usando o penico, kaka.
Bjs

Anônimo disse...

Amiga, amei seu post hoje, vc estava mais do que inspirada!!!
Também sou mãe cabide, sorte que meu filhote pesa menos que o seu, então eu ando um pouco "menos" parecida com o pinguim grávido, hehehe....
E quanto aos 4 kilos, que delicia!!! parabéns!
bjs

Anônimo disse...

Ah, amiga ...
Que delicia encontrar vc aqui e repaginada.
Ler seus posts e agora ainda mais gigantestos e maravilhosos
To muito feliz por vc e o VP
é um vinculo muito grande entre a gente esse assunto, né?

Te adoro e nao some nao

Meus amores disse...

Nem me fale amiga!!! Se u ja é dificil, imagine dois... acho que vou colocar um engate em mim e puxar uma carretinha kkkkkkk
Beijos e obrigada pelo seu depoimento no meu site, daqui uns meses te encontro nos vigilantes.
Beijos Vanessa.

Nossa Filha Gabriela! disse...

OI HELENA!

AI AMIGA, SÉRIO, TU TEM QUE ESCREVER UM LIVRO!!! KKKK

VOCÊ ESCREVE TUDO QUE A GENTE PENSA E VIVE (OU AINDA VAI VIVER)... ADOREI!!!

AH, MINHA FOFA JÁ ESTÁ COM 5 KILOS COM UM MÊS DE VIDA!! RSSRSR QUANDO VOCÊ VEM CONHECÊ-LA?? ESTAMOS ESPERANDO...

BEIJOS E BEIJOS!!!!!