terça-feira, 5 de junho de 2007

MÃES BLOGUEIRAS = VIZINHAS CIBERNÉTICAS

Algumas das melhores amizades da minha mãe surgiram quando eu e meus irmãos éramos crianças. Ela não trabalhava e nós passávamos as tardes no pátio do edifício, brincando com outras crianças, enquanto as mães conversavam. Já faz muitos e muitos anos que saímos de lá, assim como as outras famílias. Mesmo assim, muitas destas amizades se mantém até hoje e são muito intensas, vividas plenamente. Coisa boa, não? Desde que casei, a 8 anos, moro num prédio com 80 apartamentos no meu bloco. São 4 por andar. Meu vizinho de frente até hoje não sei o nome. Apenas algumas fofocas que a minha diarista trouxe da diarista dele. Conheci sim algumas pessoas bacanas. Muitas com a mesma idade que eu, com filhos pequenos, que nasceram lá. Mas não fiz nenhuma amizade real. Conto nos dedos as vezes que desci com os meninos. Sinto inveja da minha mãe... Será que sou eu que não consigo criar laços? Ou será que a correria dos tempos de hoje não nos permite esse prazer? Talvez as duas coisas... Mas é verdade que no meu condomínio, mesmo tendo uma quantidade razoável de bebês e crianças, ainda assim é raro ver a gurizada brincando junto "lá em baixo". É, essa vida de louco nos tranca dentro de casa, dentro dos carros, dentro dos escritórios. Acho que por isso a maternidade tão difundida no mundo blogueiro é uma compensação pela falta que sentimos (pelo menos eu sinto) em fazer amizades com outras mães, trocar figurinhas, receitas, chorar as brigas com o marido. Os blogs são como playgrounds cibernéticos. É a maneira que encontramos de dividir as mesmas experiências que nossas mães de 20, 30 anos atrás, dando uma fugidinha (ou fugidona, dependendo da chefia, rs) do trabalho pra "blogar". Daqui a poucos meses vou sair do meu prédio sem deixar ninguém especial por lá. Que pena... Mas vou pra minha casa. Desejo que nesse ponto a história seja diferente. Espero ter minha casa invadida por alguma vizinha doida pedindo uma xícara de açúcar.

Vigilantes do Peso: Comecei a segunda semana mais leve. Mais precisamente com 1,6 kg a menos. Ebaaaa! Teve apenas um deslize básico. João Gabriel quis uma daquelas batatas fritas de tubinho, que ele chama de "batatitas" por causa do filme "Os Sem Floresta". Ele comeu meia dúzia. E eu também. Comi meia dúzia de cada vez até acabar com todas elas.

Como isso não pode acontecer, lá vão as dicas da semana:
- p/ o lanche, sucrilhos sabor chocolate (do tigre) 25 g = 98 kcal.
- site: Pense Magro

A foto que enfeita esse cantinho é do meu primogênito, com 9 meses. Recordar é viver...

16 comentários:

Anônimo disse...

Amiga vc disse tudo, sabe que eu tb moro em apto e tem muitas crianças tb e eu sempre acho que sou eu que não faço amizades com elas, dai agora convidei todas pro niver do Thomas, vamos ver o que vai dar!!!
Que bom que perdeu uns quilinhos já, agora quem resiste a uma batatinha, aiaiai deu até vontade!
A foto do João Gabriel está linda demais!
Beijinhos

Elisa disse...

Oi Helena!!!
Nasci no sítio (na roça mesmo, com direito a viver as secas do sertão rs) e faz 9 anos que moro aqui em João Pessoa. Por sete moramos em apto e achei muito estranho. E eu que pensava que por ser tudo coladinho um no outro seria fácil fazer amizade rs; conheci umas 3 famílias só, apenas 1 com direito a pedir um pouco de sal quando faltava rs. Aí contruímos uma casa num condomínio fechado. Mas o povo daqui é um pouco metido, com algumas raras exceções, claro. Sempre passeio com Pedro Henrique (não trabalho fora-por enquanto- e isso conta muito). Minhas figurinhas são trocadas com as babás rs.

Qua coisa mais fofa o João Gabriel!!! Dá vontade de apertar rs

Abraços

Elisa disse...

Ahhh troco figurinhas agora com vocês né! Essas "visinhas cibernéticas" são tudo de bom!

Edna Federico disse...

Não é você quem não consegue criar laços, não. Eu também quando morava no apto, mal conhecia meus vizinhos...era só bom-dia, boa-tarde e boa-noite quando nos encontrávamos no elevador ou nas reuniões de condomínio.
Eu cresci numa casa, num bairro pequeno e conhecíamos todo mundo da rua...um vizinho ia na casa do outro, brincávamos na rua até tarde.
Hoje em dia é impossível fazer isso...sempre acho que na nossa época a infância era mais feliz do que hoje.
Beijos

"Alice" disse...

Obrigada pela visitinha lá no blog querida... é isso aí, VP é tudo de bom, tenho certeza que vc vai conseguir chegar ao seu objetivo rapidinho... sem muitas privações... boa sorte viu! Apareça sempre que quiser... Alice.
PS: mas q coisa mais lindinha esse loirinho... parabéns!!!!

KK Camilla disse...

Oi Helena....mto obrigada pelo comentário no meu blog....fiquei mto feliz....
Sobr eo seu post..concordo com você plenamente..tb sinto falta de amizades verdadeiras, colos de carne e osso, e ombros com roupas pra chorar..mas eu me contento bastante com os cybernéticos....fiz amigas aqui que levo de anos....e nunca vi pessoalmente, amigas de verdade que são pro resto da minha vida! que espero um dia ver os olhos...sabe..no fim..o que importa mesmo é a intensidade do que a gente sente....e não como ela é conduzida...pq podemos ter mtas "amizades" reais que não valem nada não é mesmo?
Que bom que tudio vai bem no seu Vigilante....eu tô comendo demais tb!
lindo seu filhooo, mtooo lindo!

bjo bjo

Anônimo disse...

Oi amiga,

a única vizinha que conheço realmente é a minha irmã, rs!!!
Do resto, é bom dia e só!!!
Ainda bem que existe esse mundo virtual para suprir nossas "carências de laços", hehehe...
bjs e bom feriado!!!

Luciana Fiorentini disse...

Aiii que foto mais linda!!!
O João sempre fofo, né?

Querida, que bom que está mais animada, fiquei preocupada.

Olha vc disse tudo, tudo nesse post.
No prédio antigo em que eu morava não conhecia ninguém, e olha que falo mais que o homem da cobra (meu marido que fala isso).
Agora no novo condomínio, pude fazer poucas e ótimas amizades no playground.
O João quando vê algum amiguinho lá embaixo com a mãe, já vem gritando, mãeeeee vamos descer, a mãe do Gabriel tá te esperando,,,,rs.

Mas menina, falta o bendito tempo de cultivar as belas amizades. Isso é pura verdade!

Bom, é isso!

Beijocas pra tchurma!

Anônimo disse...

Nossa! que guri bonito!
é assim mesmo, a gente acaba por não se envolver muito com as pessoas a nossa volta e criamos verdadeiros laços com amigas cibernéticas...coisas da vida moderna...

Anônimo disse...

Helena ,
que bebê mais lindo, parece um anjo ( aliás é ), Parabens com a dieta , vai alcançar seu objetivo , só não pode acompanhar os meninos nas coisinhas gostosas que temos por aí, como batatas fritas e sanduiches, ah! eu tb adoro !! bjs e ótimo feriado.

dri e mariah disse...

Oi Helena..
Ja chorei muitas vezes nas orelhas do meu marido, que esse condominio q eu moro, é detestável que ninguem faz amizade, bla, bla, bla.Pois agora arranjei uma, ou melhor ela me arranjou, chega a me cansar , liga umas 10 vezes por dia, mas nem vou me queixar, estou adorando...Bjos,e que criança linda,fala sério...

Nossa Filha Gabriela! disse...

Oi Amiga!

Obrigada pelo recadinho, e por favor, quando vc vem conhecer a pequena?? "Demoro" !!kkk

Ai, fazia tempo que não lia seu blogg e vou te dizer amiga, me vi em algumas situações viu...rsrsr... é verdade, hoje em dia não temos mais tempo de cultivar amigos como antigamente... bem, pelo menos a gente se conheceu virtualmente e depois pessoalmente! Agora só falta tempo para a gente se encontrar mais para papear!!

Eu morei minha vida inteira no interior e voltamos para Cutitiba quando eu tinha 18 anos (nossa, o tempo voa!) e foi um baque. Nas cidadezinhas que morei, todas tinham mais ou menos 10 mil habitantes... a gente brincava "na rua" e tudo era tão diferente... brinquei de boneca até "ficar mocinha" aos 14 anos.

Hahahah... quase trocou seu filho na escolinha... já imaginei a cena... tá louco ninguém merece esse frio não é mesmo??

Que bom que está indo bem suas reuniões do vigilantes, agora só falta o Fabiano acertar o "reloginho" dele - será que todo homem é assim?? Cruzes!!!!

Beijos e te adoro amiga!!!
Tati e Gabi

Anônimo disse...

Oi Helena,

puxa, vc escreveu muito bem sobre isso. Ja morei em 4 predios diferentes e irei para o 5o., para finalmente mudar para o meu q ficara pronto em abril/2008. desses todos, tb nunca fiz uma amizade verdadeira. morei no interior e meus vizinhos viviam la em casa pedindo xicaras de tudo qto eh coisa. rs nos tb pediamos... qdo um ficava doente, a vizinhanca toda se manifestava...
sinto falta de uma vizinha-amiga... mas adoro minhas vizinhas virtuais tb.
bjo nos pequenos e vou ver se atualizo hj ou amanha.

Ana Laura disse...

Helena, sabe o que é vc morar 10 anos em um lugar e só cumprimentar os vizinhos com Oi, Bom dia, Boa tarde e Boa noite? Pois, sou eu. Os meus vizinhos ficam muito nas calçadas, jogando conversa fiada, fofocando, e detesto isso. Acho que é por isso que me apego tanto as minhas amigas virtuais. Prefiro assim, gosto de fazer amizades sinceras e sei que com os vizinhos daqui isso é impossível. Beijocas! Bom fim de semana.

Andressa disse...

Helena, eu tenho algumas amigas virtuais há mais tempo do que algumas amizades reais. Também sinto falta de ter amizades "reais", mas a correria meio que inviabiliza as coisas...
Mas o mundo blogueiro ou de grupos é muito bom, não é?
beijos

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado