terça-feira, 24 de julho de 2007

GORDA?... QUEM?...

Tenho dois grandes problemas em relação a meu peso:
1 - Dificuldade de emagrecer e...
2 - Facilidade de engordar.

Em algum lugar do meu DNA implantaram um gene de urso polar e meu organismo sempre tem a sensação de que eu vou hibernar durante seis meses e, assim, resolve guardar tudo o que como pra sobreviver ao inverno. O problema é que a vida do urso polar é só inverno. Sem contar que eu devo ter um sério distúrbio oftalmológico, ligado ao acúmulo de gordura, porque basta eu olhar para uma lasanha que minha bunda aumenta.

Claro, ao longo da vida já engordei, emagreci, engordei, emagreci, como qualquer sanfona histórica. Nada de tão grave que me impedisse de virar a roleta no metrô com uma pequena ajuda ou que me fizesse entalar na roda-gigante. O caso é que nesse engorda-emagrece, eu parei, por último, no engorda.

O problema é que passar a vida inteira preocupada com o peso é um porre. E a pior parte é ouvir as mesmas soluções e receitas de dieta que você não vai fazer, como: "comer muita fruta, muita verdura, cortar massas e... suspender o açúcar".

Ah, então tá. Vamos cortar as massas. Pega a tesoura, por favor, que eu vou picotar o espaguete e já volto. O açúcar eu vou guardar em cima do armário pra ficar suspenso.

Vamos deixar de ser hipócritas: o mundo ocidental, capitalista, foi projetado para produzir gente gorda. Você vai a lanchonete e tudo é gorduroso, calórico e cheio de açúcar. Pra disfarçar eles vendem uma daquelas saladinhas transgênicas cuja embalagem é mais saudável que o conteúdo. Em qualquer lugar do planeta, na padaria, no posto de gasolina, na banca de revistas, você pode comer salgadinhos, bala, chocolate, tudo que engorda. Ninguém nunca viu um pacote de cenoura picada, pepino em rodelinha, talos de salsão na boca de caixa da padaria.

Porém, não é só a ingestão da comida que é programada para deixar você obeso e infeliz: todo o marketing da indústria do emagrecimento foi construído para mentir e levar seu dinheirinho. As modelos que vendem aparelhos de ginástica, fazem lipo, botam silicone e depois vão dizer que foi aquela cadeirinha super-duper-lipo-sculpt, em quatro parcelinhas de xis e noventa e nove, que fez com que ela ficasse com aquele corpinho. O apresentador toma remédio pra emagrecer, faz uma plástica e depois vende diet-sucos pra enganar você. Quem nasceu magro, seja magro de ruim ou magro de fome, está na vantagem. Vai economizar muito dinheiro, tempo e sanidade mental.

Quem tem tendência a sair rolando, sabe como é o momento de enfrentar a balança do banheiro. Primeiro você tira a roupa, o sapato, a meia e sobe na balança. Eu tiro também a piranha do cabelo e os óculos de grau, mas daí, na hora de ver o peso sem os óculos, sempre acho que estou vendo errado. Não acredito naqueles quilos todos! Aí, você faz xixi, escova os dentes, corta as unhas, pra se livrar de mais alguns gramas e sobe na balança de novo... Nada!!! O ponteiro já está rindo da sua cara e não sai do lugar. Você resolve botar mais coisas pra fora. Chora, corta o cabelo, tira a sobrancelha, depila as pernas, arranca uma obturação... nada!!! Dá vontade de pular da janela, mas morrer gordo e pelado é o pior vexame... Ahhhhhhhhhhhhhhh... Melhor ficar vivo com uma roupinha larga.

Você volta, se veste e sai do banheiro se sentindo uma pizza de ontem grudada na tampa, um lixo, um nada. Mas, dizem que enquanto há vida, há ex-pelancas e para tudo há uma solução. É só você fazer reeducação alimentar. Ah, bom! Era isso... Falta de educação... Agora sim, vou dividir minhas horas do dia, fragmentar as refeições, ingerir mais proteínas do que carboidratos, trocar o açúcar por adoçante e tudo vai dar certo. Sim, porque no fim, você vai ao spa, faz uma lipo, bota uma prótese. Se não der certo, você grampeia o estômago, costura a boca e amplia o reto! Você vai ver quão fácil vai ser, você vai ficar magro, direto!

"O que eu faria com uns 'quilinhos' a menos?" Sairia correndo pra dar um soco na cara do imbecil que criou esse comercial! Aproveitando o nome do remédio, já faço a rima: Vai K-gá (kkkkkkkkkkkk) no matagal!!!

Agora, com licença, que eu tenho que sair pra caminhar. Sabe, fazer exercícios queima calorias... Emagrece... ou pelo menos, desengorda!

.
.
.
.

Então, Aninha, copiei o e-mail que você mandou. Sei que de vez em quando você aparece aqui no blog mesmo sem deixar comentários. Aliás, tá na hora de mudar isso, né amiga??

Vigilantes do Peso: essa semana não perdi nadica de nada. Mas, olhando pelo outro lado, não ganhei nadica de nada. Mantive o mesmo peso. Depois de 8 semanas a perda total continua sendo de 7,9 kg.

Beijos!!!

10 comentários:

Edna Federico disse...

hahahahahahahahahaha, ai amiga, tive que rir, sorry.
Adorei esse post!!!!
Tb tenho facilidade pra engordar e não emagreço tão fácil assim...é um saco!
Quanto as comerciais, eu já nem ligo mais...fazer o quê!
Beijo

Jac C. disse...

Oi, voltei de férias e vim agradecer a visita.
Cada foto linda que vemos aqui de seus tesouros.
Essa briga com a balança de fato não é fácil, meu marido tb luta com ela.
Mas quer saber? Isso não interfere no peso do amor dos que te amam.
É claro, a gente sempre quer se tornar melhor, mas não deixe que isso te incomode a ponto de roubar-te de ti.
Bjs

Unknown disse...

Helena,
impossível não rir com seus posts amigas!
Mas é isso aí, encarar com bom humor deixa as coisas um pouco mais leves!
Tenho certeza que na próxima semana vc terá perdido uns graminhas extras e vai estar mais otimista!
Beijo
Vivi

Pathy disse...

Helena amiga, uma semana sem aparecer pra nos dar notícias... pelo que vi seu humor continuo bárbaro!!! Adorei o post e tive que rir... tenho os mesmos problemas que vc: dificuldade pra emagrecer e facilidade pra engordar. Pior é a dificuldade de fazer exercício, porque meu pequeno não me deixa nem andar na bike ergométrica em casa. Ele quer ficar no meu colo, pode??? Daí não aguento mesmo. Agora tô com medo de voltar a engordar. Perdi 8 kgs, mas tomando fórmula e agora não vou continuar tomando nem fazendo manutenção... o $$$$ sumiu e tô morrendo de medo de voltar a engordar.

Um beijo bem grande e não some não. Passa lá no meu cantinho.

Anônimo disse...

Aiaiai, dei muita risada lendo esse seu post, aff como sofremos....kkkkkk, sabe eu cheguei a me enganar o ano passado e fiz uma lipo, dai no inicio vc até fica sem comer, aquela coisa toda pra manter, aff comigo não durou muito isso, hoje vai fazer um ano e ganhei 3 kilos de banha e acredito que a bendita cheio e se acomodou em um unico lugar, na barriga....ôh tristeza viu, pior que a votnade de comer aumenta mais e a academia vai passando os dias, meses e eu nem dou as caras, por preguiça pura!
Beijinhos de uma gordinha insatisfeita tb!

KK Camilla disse...

ai amiga.....é uma tristeza mesmo...só rindo pra não chorar!!! kkkkkkkk
mas eu tô numa relax.... afinal...grávida não penso nessas coisas!

bjo bjo

Anônimo disse...

E a pressão por emagrecer é de todos os lados!
A sensação que me dá é de um monocromatismo sem graça: toda mulher tem que ser magra, ter cabelos compridos e lisos, saber rebolar até o chão e não ter muita coisa na cabeça, pra não assustar. Muitas vezes penso em me revoltar, mas e daí? Não iria adiantar nada mesmo...
Agora, com licença, que vou comer minha barrinha de cereal e tomar uma coca-cola zero.

Ana Laura disse...

Ai, amiga, até na hora do desespero vc consegue ser hilária. No meu caso, eu acho que vou fazer economia pro resto da vida, pq sou magra demais, seja nos momentos de alegria ou tristeza, se fico feliz como um pouco mais, mas se fico triste travo a boca mesmo...rs. Eu sou vc ao contrário, fico lutaaaaando meses para engordar 500 grs, tentando sair dos meus 48 kg e chegar nos 50 kg...mas, a vida é assim, uns se matam para perder um mísero grama enquanto outros saem correndo para ver se enxerta o grama que o outro perdeu...hehehe. Beijocas!!!

Anônimo disse...

Oi Helena!
Impossível não rir do seu post hoje, adorei mesmo!!!
E como a gente sofre né? Eu sou uma sanfona ambulante e já nem sei mais o que fazer, pensei em voltar na nutricionista mas vou adiando, adiando e para esquecer a tristeza de olhar no espelho ou nao entrar na calça eu acabo comendo chocolate, meu calmante básico!
Mas vc está indo muito bem na sua reeducação alimentar!
Ah! já tem senha no blog (borboleta). bjs

Ana disse...

Oi Querida! Eu li esse texto em algum lugar e pensei nas pessoas que sempre estão lutando, lutando... E achei que vc ia gostar! E, depois da sua intimada, não tinha como não deixar meu comentário né! Eu sempre passo por aqui mesmo, adoro ler o que vc escreve, pq vc escreve muito bem, e vc sabe tb que já me ajudou bastante qdo eu tava bem malzinha né.. Mas, esse tempo passou.. Agora estamos aqui, nos nossos dias de loucura e felicidade ao lado dos nossos filhotes lindos né? Pq os seus, são os mais charmosos! ;).. Adoro vc amiga!! Beijo pra vc e pra esses fofos!