quinta-feira, 5 de julho de 2007

"O MESMO"

AVISO AOS USUÁRIOS

ANTES DE ENTRAR NO ELEVADOR, CERTIFIQUE-SE
DE QUE O MESMO ENCONTRA-SE PARADO NESTE ANDAR


O alerta ao povo incauto está afixado na maioria das portas de elevadores, tanto de repartições públicas, como nas de hospitais, de edifícios comerciais e residenciais. Grande vantagem das escolas é não possuírem elevadores, que assim ficam os alunos dispensados de ler tão descabido e desastrado aviso. Não lendo, não aprendem errado.

Tive a satisfação de ver substituído, em certos edifícios o termo usuário para passageiro; de fato e, com razão, sendo o elevador como dizem os técnicos, um veículo de transporte vertical, está correto classificar como passageiro a pessoa que dele se utiliza. É passageiro quem for conduzido ou transportado por elevador, ônibus, trem, navio, avião. Nada de usuário de bonde, de tílburi, de metrô, de automóvel. Somos todos passageiros.

Escapa-me, contudo, o motivo pelo qual permanece no corpo do aviso aquele tranco provocado pelo vocábulo "mesmo", que insiste tomar o lugar de um nome. Ninguém o limpa, ninguém o expulsa de sua ridícula invasão. Pode haver receio ou pior, descaso, em denunciar as irregularidades gramaticais cometidas pela gente poderosa e supostamente letrada. Mas a verdade deve ser dita, doa a quem doer, assim, de outra forma anunciada pelo nosso grande destemido.

E como, pois, admitir pronome articulado para tão chocante intromissão? Eliminar ambos, artigo "o" e falso pronome "mesmo", sempre é duplo feito.

Não é só! O texto, mesmo curto, é pródigo nas extravagâncias. Não bastassem neologismos e impropriedades, somos agraciados com uma ênclise em oração subordinada, contrariando o falar brasileiro, que é da próclise mesmo na principal.

Sejamos práticos, contudo.

Outra pode ser a comunicação ao povo; segue uma sugestão de remendo, sem alterar demais o texto, porém:

AVISO (simplesmente)
ou
AVISO AOS PASSAGEIROS

ANTES DE ENTRAR NO ELEVADOR, CERTIFIQUE-SE
DE QUE ELE SE ENCONTRA PARADO NESTE ANDAR

ou então, se não for de agrado o pronome ele, da forma:

ANTES DE ENTRAR, CERTIFIQUE-SE DE QUE O
ELEVADOR SE ENCONTRA PARADO NESTE ANDAR.
.
.
.
Este texto é de um amigo do meu pai. Me aproveitei dele pra vir aqui me queixar de todos "os mesmos" que vemos por aí. Será que é só nos meus ouvidos que eles incomodam tanto? De qualquer forma, fica a dica.
Beijos!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho medo do mesmo (tem uma comunidade dessa no orkut hehhe)
Mana que bochecha rosada é essa? Tu passar blush no pequeno?
Ahhh, o Lorenzo foi só naquela noite que acordou mesmo, justamente por saber que ele nao custuma fazer isso é que me dei ao trabalho de acordar e brincar, se ele tava pedindo é pq tava sem sono mesmo, desde 2 meses dorme diretão.

Keep Walking disse...

Ei super mamy, que fotica mais linda dos seus dois moleques; acho que não tem nada mais puro e mais lindo que criança dormindo!!! eu queria te dizer uma coisa sobre seu post do dia 29. A coisa que eu mais sinto falta nessa vida depois que tive meu bebê é dormir. Ela tem 10 meses e desde que nasceu eu nunca mais dormi uma noite inteira. Eu vivo dizendo que não quero outro filho só por esse motivo. Dormir é muito importante pra mim, é tipo sagrado sabe? Que falta que eu sinto das minhas noites de sono!!! Mas o sorriso do meu bebê compensa tudo, as perninhas grossas, os pesinhos, as bochechas rosa, o sorrisinho,os olhinhos tudo neles é bom demais da conta né? Beijos pra você amiga. Amanhã é a minha reunião do VP, vamos aguardar o resultado da pesagem.

Jac C. disse...

Vou te falar... que crianças lindas!
Que paz vendo-os dormindo.
Deus abençoe seus filhos, meus filhos e todas as crianças que estão por enfrentar esse mundo cheio de contradições.
Bjs.
Obrigada pela visita e coments.

Edna Federico disse...

Nunca tinha parado para pensar sobre isso, Helena, mas é verdade...a frase do outro jeito ficou muito melhor.
Beijo

Anônimo disse...

ola vim colhecer seu bloquinho e poder convidar a vir ao nosso para poder colhecer tambem ofereco nosso award e presnte e tambem o convite para a festinha do meu filhote dia 18 !obrigada !bom fim semana !paty

Simone Castelo Branco disse...

Boa Noite Helena, cheguei ao seu blog através da Andrea, mãe da Giovanna.
Parabéns pela colocação do trexto perfeito do amigo do seu pai, achei muito bom.
Parabéns também por essas duas crianças lindas.
Se permitir voltarei outras vezes.
Um abraço.

Simone Castelo Branco disse...

Meu endereço é:www.planetadaluanna.blogger.com.br

Ana Laura disse...

Ai, Helena, vc é sensacional. Sabe, sempre ouvi dizer que era muito feio utilizar a palavra mesmo no lugar de algum nome qualquer. Evitava ao máximo escrevê-lo, principalmente nos meus trabalhos de faculdade, passei a achar feio, só utilizo quando o tico e o teco não me deixam raciocinar o suficiente para encontrar outra palavra substituta...hahahha. Beijocas!!!

Nossa Filha Gabriela! disse...

Oi Amiga!

Nem fale... menina, ela está enoooorme acho que já está com uns 6 kilos..rsrsr... eu já tô precisando daquele seu "braço biônico" viu?rsrsrs... mas ela é uma gostosa, só chora para mamar (abre um berreiro que dá gosto de ver)... ei, quando vc vem nos ver? Estou com saudadesssss!!!

Beijos para vc e seus meninos (adorei a fotinhu deles dormindo!)

Tati e Gabi

KK Camilla disse...

amiga....eu cometo esse pecado de vez em quando.. mas odeiooo!
bjo bjo

Elisa disse...

Oi Helena!! Boas dicas de Gramática hem!!! Vc precisa ver algunn erros grotescos que se ler nos jornais impressos daqui. É de doer!!!
Eu me enrolo muito com o uso dos pronomes "ele" e "deles". Tento evitá-los ao máximo nos meus posts, mas sempre estão presentes por lá he he he

Bjs